AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

ALZHEIMER, COMO EVITAR

            O mal de Alzheimer tem sido estudado, mas se tem poucos resultados que definam as causas desse mal que tem atingido milhões de pessoas no mundo todo. Como sua ocorrência tem percentual maior na terceira idade, admitiram-se várias causas: vida sedentária, falta de exercício cerebral e outras omissões no viver comum dos mais velhos. O incrível em tudo isso é que outros anciões com comportamentos semelhantes não são atingidos por esse mal, sem a necessidade de mudar seus hábitos fartamente encontrados em seus pares.
            Uma análise da vida pregressa desses pacientes acometidos pelo mal de Alzheimer levou os estudos atuais à conclusão de que um sofrimento ou evento danoso no transcorrer da vida era o grande motivo para a contração desse mal. Acontecem danos pouco remediáveis quando da perda  de um ente querido ou de uma grande decepção no transcorrer da vida. Como o CÂNCER e a AIDS, o mal de Alzheimer parece ter os mesmos motivos ou causas da infestação desses males. A baixa da imunidade é fisiologicamente o grande motivo do desenvolver de um CÂNCER ou da AIDS, mas só um mal cerebral é provável levar ao desenvolvimento de um estado mental fora do regular. Como explicar isso agora?
            O mal de Alzheimer tem uma faceta diferente. Evolui rapidamente fazendo com que a pessoa desconheça o seu meio e as pessoas, mesmo as mais próximas; a memória dos fatos mais distantes do hoje é praticamente apagada e a atual pouco se fixa. A vítima desse mal vive como a meditar o nada e não reconhece o seu eu, é como se vegetasse e, de quando em vez, se revoltasse com o que a cerca. Assim, a conceituação do estado mental deve ser a FUGA DA REALIDADE.
            Pensando dessa forma, conclui-se que algum fato, ou alguns, do passado, de responsabilidade ou coadjuvância do paciente, persegue-o a cada momento e a única forma de satisfazer a sua necessidade cerebral da satisfação* é ir em busca da FUGA DA REALIDADE. Assim é bom evitar durante a vida deixar casos mal resolvidos, como sejam negar a paternidade, ou qualquer outro crime ou até atitudes deploráveis que o venha perseguir como um remorso que desafie a sua própria existência. Um mal caráter jamais sofrerá do mal de Alzheimer!

*Nosso cérebro cuida de dar sempre satisfação ao nosso viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário