AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

ONDE COMEÇA A CORRUPÇÃO

            Apesar de o governo parecer o grande causador direto da corrupção estendida, ele o é de forma indireta e faz acontecer, devido as suas atitudes, nas classes mais carentes com consequências que vão até a comunidade dos políticos. Na verdade, os grandes vilões dessa história são: o imposto injusto que consome a economia popular que vive a mendigar educação, saúde, transporte e segurança; a burocracia que atrasa o desenvolvimento dos negócios e as leis injustas que atingem instituições diferentes daquelas para as quais as leis foram criadas, como exemplo, leis para universidades aplicadas a IES (Instituições de Ensino Superior) isoladas e de pequeno porte, e tantas outras semelhantes aplicadas indevidamente. Com esses compromissos injustos, as empresas buscam safar-se dos prejuízos através da burla de impostos e da readequação de preços pouco justos. Essas leis e taxações criam o que se denomina de corrupção sindrômica.     
Da forma como o governo tira esses direitos do povo, o povo, não vendo aplicação em seu benefício dos impostos pagos, tenta sonegá-los iniciando a desonestidade para com terceiros. Daí o custo de vida sempre crescente por obrigar o cidadão a contratar todos os serviços, que seriam patrocinados pelo governo, por conta própria (saúde, educação e outros), deixando-o acuado financeiramente e começando a “querer levar vantagem em tudo”. Vem então as cobranças de taxas em serviços, trocas de peças por outras não originais, juros exorbitantes em vendas a prazo. Quem burla imposto começa então a explorar também seus clientes, essa é a corrupção endêmica. Essa formação motivada pela gula fiscal, a princípio, torna-se um costume que chega junto àqueles que se tornam políticos e governantes. Assim, as facilidades na manipulação de verbas, sem controle, faz florescer a desonestidade em números assombrosos.
            Assim, diferente do que se pensa, a princípio, a corrupção nem sempre parte de pessoas de má formação social, denominada de corrupção sistêmica: ela é alimentada pela corrupção endêmica que floresce da corrupção sindrômica.
            O combate à corrupção tem que acontecer em cada forma de florescer essa desonestidade, começando a cobrar do governo impostos e leis mais justas e bem definidas, educando a população para o bom comportamento social e criando leis que assegurem a inibição à corrupção daqueles de má índole ou caráter. Não adianta apenas querer atacar uma forma de corrupção da nossa sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário