quarta-feira, 15 de novembro de 2017
AÇÕES EMERGENCIAIS
Muitas emergências têm
surgido no trânsito devido a eventuais abalroamentos, acidentes ou mesmo
inundações devido a chuvas e altas de marés. Com o caos na circulação, os
veículos se amontoam criando dificuldades no escoamento que podem durar até
horas! Tudo isso acontece, muitas vezes, sem o acompanhamento de técnicos do
Batalhão de Trânsito por não estarem presentes ou não terem saídas emergenciais
para os transtornos.
As faltas de retornos, barrados por
alambrados ou blocos de concreto, não permitem escoamento para aliviar a tensão
do trânsito naquele momento. As vicinais contramão também não podem ser usadas,
pois assim não permitem as leis do Detran. São as leis que não dizem por que
existem e os aplicadores das mesmas ficam se atendo à regra geral, sem conhecer
os casos excepcionais, pois não conhecem os motivos de sua existência.
Devemos alertar que todas as regras
existem para coibirem algum fato danoso a patrimônios e/ou pessoas, mas quando
os danos já existem essas regras deixam de valer, pois o motivo de sua
existência fica sem sentido. Nesses casos, tudo é válido para surpreender o
caos e voltar-se à regularidade do evento. Assim, o retornar, o romper
barreiras, o transitar na contramão será sempre válido para garantir o direito
do ir e vir das pessoas que muitas vezes se dirigem a um compromisso médico ou
mesmo outro qualquer. Lembramos que seguir ou desobedecer a lei está na razão
direta do que vai causar menor transtorno, pois elas são feitas em benefício
das instituições, do homem e de outros seres! As escadas e os elevadores são
feitos para transportar pessoas nos edifícios de vários andares, mas, no caso
de incêndios. as janelas são utilizadas como rotas de fuga devido à
excepcionalidade do momento; e não para ventilação e insolação, que garantem a
higiene da “habitação”, como preceitua as bases da engenharia e arquitetura.
Estamos
com esse texto alertando as autoridades constituídas para que seus coadjuvantes
sejam instruídos de modo a compreenderem que uma lei deve ser seguida até que
suas bases ou motivações estejam em plena ação, e devem ser desobedecidas
quando os motivos de sua criação não estejam acontecendo. Quantas vezes
facilitamos assaltos parando em semáforos após as 22h, quando o pouco movimento
permite cortar o sinal com tranquilidade observando o fluxo dos outros
veículos? Melhor transgredir do que ser assaltado! O semáforo foi criado para
facilitar o trânsito durante o movimento maior e não para facilitar assaltos!
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