AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quarta-feira, 3 de maio de 2017

ALMA, ESPÍRITO OU ENERGIA VITAL

            É muito interessante o raciocínio que a humanidade produz acerca das características subjetivas do homem. A vaidade, como sempre, dita conceitos incoerentes e todos vão se contentando com as explicações descabidas dos magos da ciência. A sociedade científica diz que o raciocínio, a criatividade e a introspecção fazem dos homens os seres capazes de ter a energia vital (para os incrédulos) ou o espírito (para os crentes)! Os animais ditos irracionais não possuem alma e assim só guardam a energia vital. Mas qual a diferença entre espírito e energia vital? Tenham certeza de que nenhuma diferença existe.
            O trabalho das células que habitam o corpo dos seres vivos, inclusive o corpo dos vegetais, tem as características do movimento e da comunicação, assim como nos seres humanos. As plantas carnívoras reservam sucos fabulosos para atraírem os insetos, seus alimentos, e elas também se movimentam em busca dos raios solares; as aves migram para outras regiões quando lhes falta alimento ou segurança na sua procriação. Assim também fazem outras espécies animais e, tal qual, o homem sempre busca suas melhoras. A grande diferença é que os humanos precisam modificar a natureza para adquirir os seus “encantos”, diferente de outros seres vivos que buscam suas necessidades utilizando-se do que a natureza lhes dispõe.
            Nessa perspectiva, é chamado de energia vital o ciclo realizado pelo nosso organismo para a renovação celular e o crescimento, por exemplo, de nossos cabelos, unhas e orelhas, durante a nossa fase de adulto. Esse trabalho celular é muito mais difícil de ser realizado do que o simples raciocínio ou o falar, pois envolve uma infinidade de variáveis, inclusive um esforço subjetivo de mente e memória. Se não sabemos o porquê das coisas, não temos que inventar outro tipo de base (diferente de células materiais) para construir o desconhecido (sentimento), chamando-o de energia vital. Jamais devemos permitir que a vaidade humana transforme a ignorância em falácias que inibem a pesquisa do conhecer verdadeiro. Qual a “energia vital” de um robô? A eletricidade. E isso nós temos nas células, nas trocas de sódio/potássio. Alma, espírito ou energia vital, enfim, não são acontecimentos abstratos, são sinônimos, são tão somáticos quanto o cheiro ou a visão, simplesmente são mecanismos que ocorrem no âmago de nosso corpo, nas células.

Nenhum comentário:

Postar um comentário