AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quarta-feira, 26 de abril de 2017

COMPORTAMENTO MATRIMONIAL

   A escolha do cônjuge nunca deve contemplar apenas uma simpatia pelas aparências, mas, sim, as características de cada um de forma a existir uma complementação do outro em seus aspectos objetivos e subjetivos. Isso irá validar sempre a mútua colaboração que unirá a cada dia o casal. Analisaremos o comportamento matrimonial, levando em conta um casamento baseado nessas premissas citadas.
Quando analisamos o comportamento dos cônjuges durante o período em que estão casados, observamos pelo menos três fases. A primeira é aquela em que estão enamorados, cerca de cinco anos, durante os quais as descobertas dos famosos “segredos” do casal serão desnudados, aproximando a cada ano as verdades que repousam em cada um dos cônjuges. Dessa forma, os entendimentos serão maiores, pois se vê no comportamento de cada qual os motivos que os levam a atitudes antes pouco entendidas. Essa preparação para a constituição da família com seus descendentes é muito importante para a fecundação de uma vida sem brigas e descontentamentos parte a parte.
 Depois dessa fase, vem a do amadurecimento com filhos, na qual se tem a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento do núcleo familiar. Nesse período é importante um pouco mais de atenção aos fazeres domésticos, pois quem comanda o lar vai sentir a sobrecarga e a falta do outro que normalmente está na luta pelo pão de cada dia, e, assim, muitas vezes, esquece a devida atenção ao lar. Pior ainda é quando o casal trabalha e a oportunidade dos encontros só acontecem à noite quando cansados retornam para a família. Nunca devemos esquecer de reservar algumas horas diárias para o aconchego junto aos entes queridos, pois os momentos não retornam e o viver não será completo. Essa fase pode estender-se por mais de trinta anos.
Finalmente, a terceira fase é o ocaso. Esse pode durar até mais de vinte anos. Nessa fase, colheremos o que plantamos. Receber nossos filhos e netos nos finais de semana, cuidar de seu cônjuge nas doenças e na saúde, dedicando-se ao bem querer de ambos constituem a tarefa mais reconfortante quando em cada um repousa a certeza do dever cumprido! O fechamento do ciclo que permitiu a manutenção da espécie, que não precisa unicamente procriar, mas sim motivar seus pares a constituírem gerações com seus exemplos de carinho para com o novo, que não necessariamente você colocou no mundo. Essa é a tarefa mais nobre do viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário