AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

SEGUNDA-FEIRA

         
            A segunda-feira é, segundo a maioria das pessoas, o dia da preguiça. Todos acordam com o impacto do ir à escola, ir ao trabalho, ir à academia, enfim, não é dia de ficar se espreguiçando na cama com vontade de dormir mais. É levantar e mãos à obra! E vem o corre-corre para mais um dia de atividade: o primeiro dia de uma semana que será cheia de cotidianos e inovações sem afastar as surpresas que poderão estar a espreitar o caminhar programado de cada dia. Com os reflexos mais lentos e as juntas mais doloridas, como consequência dos exageros do final de semana, pode-se mesmo transparecer um comportamento preguiçoso que, aos poucos, com o calor das atividades requeridas, vai dando lugar à regularidade de comportamento costumeiro do dia a dia.
            Muitos comentam que a segunda-feira deveria ser a primeira-feira, pois marca o início das atividades habituais mais regulares da vida. No entanto, o domingo é que deve ser considerado o primeiro dia da semana e, por isso, o dia consequente é a segunda-feira. Vejamos, então, como conciliar essas formas de encarar os nomes dos primeiros dias da semana com coerência.
            Poucos encaram o domingo como o dia preparatório e de início da semana. Nesse dia, todo nosso organismo deve preparar-se para as atividades que estão por vir. De início, seria interessante o concentrar-se sobre os erros e acertos da semana que passou, convivendo com momentos de meditação junto a si mesmo e em lugar próprio para esse encontro com você. Para uns, seu próprio quarto repousante, para outros, o templo, ainda a vista do mar ou o admirar da natureza nos campos resumem os locais propícios para esse diálogo único. Passado esse momento, vamos para as atividades de lazer brando e obrigatório como por exemplo: passear e dar atenção à família privada – mulher e filhos –, uma visita aos parentes próximos como os pais ou irmãos e, finalmente, um entardecer relaxante, em seu próprio lar, dividindo esses momentos, que antecedem a luta pela sobrevivência, com seus entes queridos e parceiros de sempre. Assim, esse realmente aconteceu como o primeiro dia da semana: o domingo. Na segunda-feira, não restará remorso nem ressaca moral para ser curtida.
            A igreja comenta que Deus, ao construir o Universo, descansou no sétimo dia (sábado). Os  homens, apesar disso, acharam pouco e acrescentaram o domingo para o “descanso”, que, no entanto, transformou-se em mais um dia de festas e farras. Muitas vezes, essas brincadeiras pouco  comedidas em movimentos e bebidas levam à exaustão física e psicológica daqueles que acreditam que a semana deveria começar como primeira-feira, após o domingo, pois este tornou-se fim e não início de semana.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário