AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

domingo, 26 de janeiro de 2014

AULA PRESENCIAL FANTASMA NAS ESCOLAS-EMPRESA


             Após quase dez anos de compra e venda de faculdades e universidades brasileiras, finalmente uma certa calmaria. O impacto sofrido pela sociedade estudantil durante todo esse período foi o ópio que entorpeceu o poder de observação dos alunos junto a essas “inovadoras escolas superiores”. Utilizando os ritos sociais comuns em seus países ou estados, quando brasileiros, os grandes grupos educacionais estrangeiros ou brasileiros, quiseram implantar nas IES (Instituições de Ensino Superior) ou universidades adquiridas, em diversos locais do nosso país, regras que não ferem, às vezes, as leis do ensino brasileiro, mas distoam dos costumes desses locais diferentes.
            A tecnologia sempre ovacionada pelos “mestres da educação” impresiona os estudantes que acreditam que equipamentos eletrônicos são capazes de funcionar sozinhos. A partir daí, os grandes complexos educacionais ou escolas-empresa passam a utilizar não só material audiovisual, mas também implantam videoaulas transmitidas pelo segmento dos cursos a distância da instituição mãe. Os cursos a distância dão uma boa formação universitária, mas eles têm toda uma filosofia que deve ser acompanhada por professores com pós-graduação no curso em questão, de maneira que os alunos possam tirar suas dúvidas de forma presencial. As disciplinas online que os conglomerados educacionais têm adotado não contemplam o acompanhamento presencial e por isso não são validadas pelos alunos.
            O grande resultado da soberania, que não obedece à cultura do lugar, está na revolta dos alunos dessas universidades que dizem não terem sido esclarecidos, no momento da matrícula, sobre o currículo misto: com disciplinas presenciais e a distância. O MEC admite, em suas determinações, um percentual de até 20% de disciplinas online ou  a distância no total de horas do currículo pleno. O número de créditos das disciplinas do curso é igual ao número de aulas de uma hora por semana. A carga horária de cada uma das disciplinas do curso é o número de créditos da disciplina multiplicado por 17 (dezesete) semanas (aprox.100 dias) que é o número de dias letivos do semestre estabelecido pelo MEC, 17 semanas vezes 6 dias que dão 102 dias de aula.
            Educar é mostrar transparência em seus projetos pedagógicos, nos formatos de atendimento ao aluno, nos preços dos créditos de cada um de seus cursos; enfim, em toda a relação corpo discente, corpo docente e corpo técnico-administrativo, pois só assim o binômio ensino-aprendizado se fará presente na tríade  ensino-pesquisa-extensão!
             



segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

LUA, UM NEGÓCIO DA CHINA!


            Fiquei muito contente em saber que os chineses enviaram uma nave, não tripulada, até a Lua. Satisfeito porque nenhum ser humano foi sacrificado nessa viagem nem teve que mentir a vida toda ou se queimar no caminho para o satélite terrestre. Gostaria, como curiosidade científica, de saber como a nave atravessou os 1000oC (mil graus Celsius) sem ter o equipamento danificado, pois os mesmos cientistas que conseguiram a façanha de “ir até a Lua” dizem que a 500 km (quinhentos quilômetros)  da Terra a temperatura é daquele valor citado.
            Cientistas também afirmam que, no espaço livre interplanetário, as explosões, devido às supernovas, emitem raios mortíferos e danosos que não podem ser blindados. As supernovas são explosões de estrelas cujo tamanho é centenas de vezes maior que o do sol, e são responsáveis pela emissão dos Raios Cósmicos Galácticos (sigla em Inglês CGR).
            Além de tudo isso, os comandos das naves são feitos a partir do planeta Terra, que está a 400.000 km (quatrocentos mil quilômetros) da Lua. As TVs a cabo, de quando em vez, estão em busca das ondas do satélite transmissor dos sinais de áudio e vídeo, estando esses a apenas 30 km (trinta quilômetros) do nosso Planeta, bem diferente de 400.000 km. Imaginem comandar viagens a essa distância citada!
            Como se não bastasse, o próprio movimento da Terra em torno do Astro Rei hoje é discutido, pois se assim fosse a constelação das Três Marias não seria vista durante todo o ano! Esse fato complica, ainda mais, os estudos da matemática que definem o percurso de uma nave até a Lua, saindo da Terra!
            Esses são os poucos motivos que negam a ida, tripulada ou não, de naves até o nosso Satélite. Em breve, estaremos comentando o porquê dessa teimosia científica de dizer que o homem e outros lançamentos espaciais chegaram até a Lua. Certamente os americanos, até hoje, arrependem-se dessa saída do caos Vietnamita, através dessa “viagem” avassaladora. Existem mentiras que infelizmente não podem ser desfeitas nem com outras mentiras!
            Espero firmemente que o progresso científico, um dia, dê-nos a luz de como conseguiremos vencer esses desafios. A humanidade ainda não conseguiu conhecer todos os mecanismos do viver, desde a criatura mais simples, uma ameba, até a mais complexa, que talvez nem seja o Homem. A vaidade sempre estará furtando a mais fina observação daqueles que se dedicam à ciência. Às vezes, a solução não está em cima, para onde sempre olhamos, mas em nossos pés pouco vistos!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O PREJUÍZO DA DESINFORMAÇÃO - PATERNIDADE


         Infelizmente a pouca leitura dos médicos acerca de assuntos que não são específicos de sua habilidade tem causado muito transtorno na vida de pessoas que são vítimas de doenças raras ou têm necessidade de um exame especial. Os juízes que só cuidam das alterações na legislação também estão fadados a cometerem equívocos quando a sua tarefa é decidir sobre assuntos que não são do seu conhecimento e sobre os quais, por sua vez, estão pouco interessados em estudar. 
            Novas formas de soluções mais ousadas, como sempre paliativas, para a "cura" de determinadas doenças; conhecimentos de resultados de pesquisas sobre diversos assuntos e tudo o mais que passa pelo novo devem ser obrigação do médico conhecê-los qualquer que seja a sua especialidade. Por outro lado, os juízes também devem dedicar-se à leitura de assuntos diversos para estarem sempre em dia com as novas descobertas científicas e de costumes. Dessa maneira, poderão julgar com mais sabedoria ou propor soluções mais eficazes em suas determinações.
            Para citar um exemplo, vamos nos debruçar no teste de paternidade tão em moda nos dias de hoje e tão pouco levado a sério pelos detentores desses esclarecimentos: o juiz e o médico. O juiz porque atende a um desejo de cliente que, através do seu advogado, solicita a prova ou a negativa da paternidade de uma pessoa que, por uma infinidade de motivos, não esteve tão perto do imaginado pai biológico. E o médico porque vai fazer o exame do DNA e esclarecer a paternidade positiva ou negativa.
            Vamos, assim, esclarecer o significado da quimera humana que pode ser uma mulher ou um homem. Uma quimera humana é rara, mas não inexistente, seu corpo como um todo possui dois DNAs: um em 95% nas células somáticas – que constituem nosso corpo maior – e outro em 95% nas células gonádicas ou reprodutivas – constituintes do esperma e dos óvulos nos homens e nas mulheres, respectivamente.
            Não adianta avaliar o DNA para testar a paternidade através de cabelo, sangue ou outras amostras, pois podem não corresponder ao DNA fecundante. Terá sempre que ser pedido, para não acontecer erros imperdoáveis, o DNA do esperma do homem ou de células de suas gônadas, que constituem a genitália interna masculina.
            Negar-se a essa atitude responsável, citando que a quimera humana é uma raridade, não justifica outra forma de avaliação da paternidade. Dessa forma esperamos ter contribuído para que a justiça se faça da melhor forma possível nos casos de exame da paternidade.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A VIDA É UM CONTÍNUO ACONTECER


            Mais uma vez, debruço-me sobre os contos longínquos acerca das formas  vividas por seres que não existem mais. Na luta para alcançar o saber, pois somos seres que pouco  possuem o conhecimento inato, temos que aprender, passo a passo, as lições dos mais velhos e dos que já se foram para podermos acontecer na Terra. E, por esta vida afora, atropelamos e somos atropelados sem nos dar conta de que os estímulos acontecidos são os que nos levarão para o nosso destino ou nos desviarão daquela rotina que parecia tão absoluta para o sucesso.
            Já que a vida não descontinua nem para o passado nem para o futuro, ela é o presente. Esse presente, tantas vezes assustador, é pouco consequência do passado ou do futuro, pois o livre arbítrio faz da vida um eterno comparar. Será que tudo que aprendi deve ser imediatamente usado ou deteremos os impulsos postos agora? Quando a você faz bem e nada traz de mal para alguém, viva esses estímulos, pois eles talvez não voltem a acontecer!
            Em quantos momentos por dia, damos e recebemos entusiasmos sem a consciência do acolher alguém? São os contatos, com palavras e gestos, que completam a ação do conviver, em cada instante, com nossas circunstâncias. Gestos que são dominantes para todos os elementos que nos cercam: o levantar de um objeto caído, um olhar para os seres vividos, o alimentar das vidas famélicas. Todo viver tem que ser participante, cada gesto é o anteceder de uma resposta que aborda, mas que cala dentro de nós quando essa não chega! 
            Bons ou ruins, passamos por momentos continuamente desejados ou não e é por isso que, vivendo cada um deles, o tempo acontece mais eficaz. Não podemos tornar duradouros os bons momentos nem brecar os  momentos pouco desejados que acontecem sempre. A maturidade é que vai desligar os maus dos bons momentos rapidamente. Maduro é quem vive deixando acontecer todas as oportunidades do viver! As mudanças sempre existirão e havemos de nos acostumar com elas. Temos que criar o “lócus” dentro de nós para guardar tudo o que queremos e o que não queremos. Não adianta expulsar tudo de nós porque esse tudo constrói e forma, ele é você e suas circunstâncias.
            A vida é um contínuo acontecer, que se viva então os bons momentos, pois esses não são eternos! Devemos torná-los nossas lembranças sempre, porque os sentimentos sempre brotam de nós, eles não chegam dos lugares ou das pessoas que nos rodeiam. É preciso cuidar disso dentro de nós mesmos, pois só assim poderemos apreciar essas quimeras de felicidades que só habitam naqueles que amam o viver com luz.